Princesa

0
Princesa. Mirandela, a Princesa do Tua. Do Tua e do Nordeste Transmontano, onde dizem que se vivem nove meses de inverno e três de inferno. Onde há muito se respiram as gotículas de um rio e se ouve o ranger do carril. Pouca terra, pouca terra! Terra de um bom dia em cada esquina, onde há gentes com mãos rugosas e grandes de uma vida de trabalho. Grandes, assim do tamanho dos sorrisos que enfeitam cada rosto. Rostos que sentem a sua Terra em cada dia do ano, em cada tradição, em cada pedra da calçada. E ela, a Princesa, a todos encanta, talvez até enfeitice, pois mesmo que longe, os seus não a esquecem e de perto a anseiam por ver. E sentir.
Afinal, «Mirandela é bela, Mirandela não para! »
Rota do Românico - Caminho de Encanto

0
Este projeto procurou constituir-se como uma contribuição para a divulgação e promoção da “Rota do Românico”.
Em conjunto com as letras do companheiro de Caminho, Miguel Gomes, assumiu a forma de uma exposição de fotografia e poesia.
A riqueza da arquitetura românica da região dos vales do Sousa, Tâmega e Douro, no coração do Norte de Portugal, mostra-nos um importante património arquitetónico de origem românica, também evidenciada pela diversidade de tipologias, expressa nos 58 monumentos que compõem a Rota do Românico: mosteiros, igrejas, ermidas, pontes, torres e monumentos funerários. Para lá das pedras dos monumentos, há muito mais para descobrir, toda uma herança cultural, um Caminho de Encanto, a nossa história, um pouco de Portugal.
Saiba mais em www.rotadoromanico.com
Alma Tua

0
“Alma Tua” é um projeto constituído pelas minhas fotografias e texto do Miguel Gomes (poesia e conto), versando sobre o Vale do Tua, o seu rio e a sua centenária linha ferroviária.
Nasceu para procurar mostrar a beleza das terras, das gentes, da sua alma e sobretudo sensibilizar para a sua salvaguarda, dado a ameaça de então, de construção de uma barragem.
Sentíamos que este vale, esta região e a sua população estavam abandonados à sua sorte. A ameaça concretizou-se, a barragem do Tua é hoje uma realidade. Esta barragem inundou o vale do Tua, submergindo a maior parte da linha férrea e alterando irremediavelmente uma paisagem única, destruindo a flora e a fauna.
Saiba mais sobre este projeto em www.almatua.com.
Por Trás-os-Montes.
Pelo Tua.